Campanhas

O Mami está apoiando duas campanhas quem puder ajudar pedimos que leia e assine os abaixo-assinados:
 
O primeiro, além de divulgar  a importancia do trabalho das doulas, certamente ajudará na mudança de nossa cultura de nascimentos, os tornando mais respeitosos em relação à natureza e a ecologia.
 
O outro evidencia as praticas hospitalares invasivas e desnecessarias às quais são submetidos rotineiramente todos os recém nascidos, inclusive nossos filhos e netos.
Essa campanha é particularmente importante visto o acidente que aconteceu recentemente com o bb que recebeu colírio de nitrato de prata numa concentração absurda. http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/sp/enfermeira-e-tecnicos-de-farmacia-serao-indiciados-por-lesoes-em-recemnascido/n1597306744413.html
 
Vamos ajudar a mudar essa realidade!
 
obrigada
Adriana


Abaixo-assinado pelo direito da Gestante ser acompanhada por uma doula durante o trabalho de parto, parto e pós parto em qualquer hospital brasileiro.

Para:Sra Presidente da Republica Federativa do Brasil, Srs Deputados Federais, Sr Ministro da Saúde

Vimos por meio deste abaixo assinado, solicitar ao Sr. Ministro da Saúde a criaçao de uma lei, que dá o direito às gestantes de contarem com a presença de uma Doula durante todo o trabalho de parto, parto e pós parto.

As doulas, são impedidas de acompanhar as gestantes na maioria dos hospitais públicos e privados deste país. Os hospitais fazem a gestante escolherem entre seu marido ou a doula.

Klaus e Kennel publicaram em 1993 em “Mothering the mother“ um estudo onde apontaram os resultados globais da presença da doula no trabalho de parto e parto, como pode ser visto abaixo:

• Redução de 50% nos índices de cesárias
• Redução de 25% na duração do trabalho de parto
• Redução de 60% nos pedidos de analgesia peridural
• Redução de 30% no uso de analgesia peridural
• Redução de 40% no uso de ocitocina
• Redução de 40% no uso de fórceps

Outros estudos também mostram claramente que a presença da doula no pré-parto e parto trazem benefícios de ordem emocional e psicológica para mãe e bebê, incluindo resultados positivos nas 4ª a 8ª semanas após o parto:

• Aumento no sucesso da amamentação
• Interação satisfatória entre mãe e bebê
• Satisfação com a experiência do parto
• Redução da incidência de depressão pós-parto
• Diminuição nos estados de ansiedade e baixa auto-estima

As revisões da literatura científica elaboradas pelo notório grupo científico da Cochrane Collaboration’s Pregnancy and childbirth Group inclui e valida diversos estudos abrangendo uma grande diversidade cultural, econômica e com diferentes formas de assistência. Confirma claramente que a presença da doula no suporte intra-parto contribui para a melhora nos resultados obstétricos, diminui as taxas das diversas intervenções e promove a saúde psico-afetiva da mãe e do vínculo mãe-bebê.

O mesmo grupo, em sua revisão publicada em 1998 declarou: “Devido aos claros benefícios e nenhum risco conhecido associado ao apoio intra-parto, todos os esforços devem ser feitos para assegurar que todas as mulheres em trabalho de parto recebam apoio, não apenas de pessoas próximas, mas também de acompanhantes especialmente treinadas. Este apoio deve incluir presença constante, fornecimento de conforto e encorajamento.”

Sendo assim, solicitamos aos nossos governantes que criem e façam valer uma lei federal que permita a presença da Doula durante todo trabalho de parto, parto e pós parto, se assim for desejo da gestante, em qualquer hospital, seja esse público ou privado em nosso país.

Os signatários

O Abaixo-assinado pelo direito da Gestante ser acompanhada por uma doula durante o trabalho de parto, parto e pós parto em qualquer hospital brasileiro., para Sra Presidente da Republica Federativa do Brasil, Srs Deputados Federais, Sr Ministro da Saúde foi criada e escrita pela comunidade MAHPS - Movimento de Apoio à Humanização do Parto e Nascimento.
Este abaixo-assinado encontra-se alojado na internet no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para abaixo-assinados (petições públicas) online.
Caso tenha alguma questão para o autor do abaixo-assinado poderá enviar através desta página de contato

Abaixo-assinado Atenção Humanizada aos Recém-Nascidos!

Para:Sra Presidente da República, Sr. Ministro da Saúde, Srs. Secretários Estaduais e Municipais da Saúde

Os cidadãos abaixo assinados reivindicam dos responsáveis pela saúde nos Municípios, Estado e Federação, revisão no protocolo de assistência aos recém-nascidos, com base em evidências científicas, visto que a maioria dos procedimentos realizados são de rotina, e não são justificados em recém-nascidos saudáveis.

Aspiração - bebês nascidos de parto normal, que estejam bem, não precisam ser aspirados! Ao passar pelo canal de parto, os pulmões do bebê são massageados, provocando a expulsão natural dos líquidos. Entretanto 100% dos bebês nascidos em hospital são aspirados com a sonda, como parte de protocolo hospitalar. A sonda é um tubo de plástico enorme que é introduzido até o estômago do bebê. É indicado para bebês que nascem de cesárea, justamente porque não recebem essa “massagem” durante a passagem pelo canal de parto.

Colírio de Nitrato de Prata – É um colírio que se pinga em 100% dos bebês nascidos em hospital como rotina. Na maioria dos casos causa conjuntivite química, que aparece apenas quando o bebê vai pra casa. A única indicação é para bebês que nascem de parto vaginal cuja mãe seja portadora de gonorréia cuja detecção é feita nos exames de pré-natal. Ou seja, mães saudáveis que tem seu filho via vaginal e bebês nascidos de cesárea não tem qualquer indicação para uso do colírio!

Vitamina K - A vitamina K via injeção na coxa é feita no berçário, mas pode tomada via oral que funciona do mesmo jeito. É importante pra prevenir hemorragias no bebê. Quando tomada via oral, deve ser repetida mais duas vezes depois que o bebê vai pra casa.

Separação e introdução de fórmulas – Na maioria dos hospitais em nosso país, os bebês assim que nascem vão para o berçário para passarem por todo protocolo hospitalar e para passar a maior parte do tempo no berçário. A justificativa é de que a mãe precisa descansar. Porém o bebê pode e deve ficar no quarto com o acompanhante (direito garantido pela lei 108/05). O pior da separação, é a introdução de fórmulas enquanto os bebês estão no berçário, prejudicando o aleitamento materno e a saúde do bebê. O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde enfatizam cada vez mais a importância do contato pele a pele assim que o bebê nasce, e a amamentação imediata.

Os signatários