06 dezembro 2011

Encontro de Apoio à Maternidade Ativa

com Suely Carvalho


Data: 06 de dezembro de 2011
Horário: das 19:00 às 22:00
Local: Morada da Floresta
Rua Diogo do Couto 47
Jardim Bonfiglioli, Sao Paulo, SP

11 - 3735 4085
    Suely Carvalho é  mãe, avó e bisavó, Parteira Tradicional há mais de 35 anos, herdou a Tradição das suas bisavós e avós. Fez formação em enfermagem. Fundou a ONG  C.A.I.S. do Parto com sede em Olinda-PE em 1991 e a Rede Nacional de Parteiras Tradicionais em 1996.
    Atende parto natural no domicilio, conduz a Roda de Casais Grávidos em Olinda, preparando os casais para o parto.
    Realiza cursos de Doulas e Instrução de Parto Natural no Domicilio.
    Desenvolveu a Trilha das Parteiras Griôs, para o turismo com base comunitária. Como mestra Griô, trabalha com crianças e jovens nas escolas, abordando temas como: a ancestralidade, sexualidade, prevenção das DST HIV e gravidez precoce.
    Orienta para a alimentação reguladora da saúde principalmente na gestação e pós parto, remédios naturais, rituais de fertilidade, rituais de energização e integração.




Para conhecer mais sobre as parteiras tradicionais com as quais Suely vem trabalhando, acessem o link para o documentário SEMPRE VIVAS PARTEIRAS
 
 
    Com a proposta política de expor uma das realidades do Brasil oculto, oito parteiras falam de suas experiências que, com linguagem simples, desmistificam a necessidade da presença médica no parto, demonstrando que o nascimento é um evento fisiológico e afetivo pertencente à família e a comunidade.
    Dirigido por Sandra Maciel, produzido pelo Movimento Curador com co-produção Limites, o documentário “Sempre Vivas Parteiras” é um registro audiovisual etnocientífico do trabalho das parteiras tradicionais, um patrimônio imaterial que precisa ser preservado.
    Elas nos contam as técnicas utilizadas no partejar, seus saberes sobre as plantas em relação a cura e métodos de estimulação para um bom trabalho de parto. Também são desveladas as relações do parto com a espiritualidade por meio de cantos, rezas e rituais.
Para compor o filme, a equipe gravou depoimentos de parteiras tradicionais da Chapada Diamantina (BA) e de Jaboatão dos Guararapes (PE), onde se destacam as lideranças naturais destas mulheres, que prestam grande serviço para suas comunidades.
    O Movimento Curador de Olinda - PE acredita nos processos de cura a partir de uma consciência ampliada de si e do outro e das questões sociais, culturais, ambientais e espirituais que envolvem o ser humano e apoia a luta das terapias brandas contra os cercos das industrias farmacêuticas, valorizando o conhecimento dos raizeiros, parteiras e curandeiras.
    Compreendendo a gravidez, o parto e o nascimento como eventos essenciais para a formação emocional e fisiológica dos seres, o Movimento Curador centra suas açoes na construção de espaços autônomos de formação do conhecimento de cura, parto tradicional e atendimento à comunidade para que testa possa ter acesso a esse conhecimento através de sistema de troca, criando uma brigada solidária de cura dentro da comunidade e levando para dentro de casa a autogestão da saúde.
    Apesar de historicamente associada às práticas ilícitas e, portanto, perseguida politicamente, ressalve-se que legitimidade desta medicina popular está hoje reconhecida legalmente e garantida como patrimônio imaterial pelo art. 216 da Constituição Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário