13 junho 2011

Lavando fraldas de pano

Esta é uma compilação das dicas de diversas pessoas que usam fraldas de pano com seus bebês. Servem tanto para a lavagem das fraldas de pano "de antigamente" (um pano quadrado branco, tipo gaze, coberto por uma calça plástica) como as "modernas" (em seus diferentes modelos e com absorventes de tecidos variados). De todo modo, também é legal buscar as instruções de lavagem dadas pelo fabricante de cada fralda especificamente.
As fraldas sujas, esperando lavagem, ficam num balde com tampa (em geral, no banheiro) ou em um saco impermeável. Há quem tenha baldes separados para fraldas com cocô e fraldas só com xixi. Há quem tire os excessos e dê um primeiro enxague na pia antes de pôr no balde, mas há também quem guarde direto sem fazer nada. Dentro do balde, elas podem ficar:
- de molho com água e bicarbonato
- de molho com água e vinagre
- de molho com água e álcool (ou água, álcool e bicarbonato)
- de molho só com água
- sem nada (o ideal para recheios de microfibra)
Atenção: não se deve deixar de molho as calças plásticas (estraga o tecido impermeável) nem nada que tenha elástico (estraga também).
Espera-se, no máximo, três dias para lavar. Em todos esses casos, as pessoas dizem que não ficam manchas (nem de cocô envelhecido). Quem guarda a fralda suja direto (põe no balde como estava ao ser tirada do bebê) tira o excesso de cocô na hora de lavar. Realmente, o cocô de LM (leite materno) desgruda mais fácil da fralda quando já está seco (tira-se com uma escovinha em água corrente).
As fraldas são lavadas na máquina de lavar com meia dose, um terço ou um quarto de dose de sabão (sempre menos do que o indicado pelo fabricante de sabão). Muitas pessoas só usam sabão de coco nas roupas de bebê, algumas usam qualquer sabão líquido (não necessariamente de coco) e outras, qualquer tipo de sabão. O uso de amaciante diminui muitíssimo o poder de absorção das fraldas de pano, portanto, o ideal é não usá-lo.
As fraldas são enxaguadas duas vezes; pode-se colocar vinagre (meio copo) ou bicarbonato (1 colher) nos enxagues na máquina. Ambos ajudam a higienizar e o vinagre também amacia as fibras. Não são recomendados, no entanto, para absorventes de microfibra, pois o ideal para estes é apenas água.
Muitas pessoas lavam as fraldas com as outras roupinhas do bebê e algumas lavam com todas as roupas da família. Se as fraldas estavam de molho, coloca-se a máquina na função "centrifugar" (para tirar a água suja, levando o excesso do xixi). Se estavam secas, coloca-se a máquina para enxaguar uma vez (dilui o xixi em água e, ao girar, leva essa água mais suja). Depois, coloca-se o restante das roupas (do bebê ou da família) e inicia-se a lavagem habitual.
As fraldas recém tiradas da máquina de lavar podem ainda ter o pigmento do cocô, mas ele some quando elas são secas ao sol (não precisa ser o raio direto, só a claridade já funciona). As brancas quadradinhas também podem ser fervidas ou postas para quarar (se alguém se incomodar com a mancha, porque mal não faz). Se os recheios das fraldas modernas tiverem mal cheiro é sinal de que a lavagem não foi suficiente. As fraldas de pano não devem ser passadas a ferro porque isto diminui seu poder de absorção (ficarão menos eficientes). Se a pessoa quiser ou precisar esterilizar as fraldas brancas quadradinhas, pode fervê-las.
- Na primeira semana de vida do bebê, muitas pessoas recorrem à fralda descartável porque o mecônio (primeiro cocô) é "pegajoso", difícil de remover do tecido e ainda pode manchá-lo. [Para que não grude na própria pele do bebê, pode-se passar óleo vegetal (como azeite) no bumbum.] Para evitar a fralda descartável, pode-se usar um forro descartável (lenço umedecido, lavado e seco, por exemplo) sobre a fralda de pano e jogar fora depois do uso.
Existe uma lista no yahoogrupos, com o objetivo de discutir o uso e os cuidados com as fraldas de pano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário